Setembro Amarelo: saúde mental em primeiro lugar

01 de setembro de 2020 - Dicas, Notícias

Vamos falar sobre a importância desse movimento de conscientização para a prevenção do suicídio?

Você sabia que, segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa tira sua própria vida no mundo? Só no Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios por ano, e infelizmente os números só têm aumentado. Sabemos que esse é um assunto extremamente delicado, mas precisamos urgentemente falar sobre isso e buscarmos juntos, diminuir essas estatísticas. 

As causas do suicídio são variadas e, muitas vezes, envolvem transtornos mentais como principalmente a depressão. É com conhecimento e compreensão sobre os sintomas, causas e formas de evitá-la que conseguimos salvar mais vidas.

Assim, a Campanha do Setembro Amarelo foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, apresentando maneiras de prevenção e divulgação de órgãos e profissionais especializados para o atendimento. O projeto, tornou-se responsável por promover diversas ações de conscientização pelo Brasil e continua na força tarefa de evitar mais casos.

“Mas Kasa, de que forma posso cuidar da saúde mental e evitar a depressão?”. Pois bem, buscando apoio e auxílio com quem entende do assunto e também, procurando maneiras de manter a mente saudável. Olha só:

 

Se você já foi diagnosticado com depressão por um especialista e tem dúvidas sobre sua saúde, se encontra em estado de vulnerabilidade ou precisa conversar para aliviar a mente, o CVV possui uma linha gratuita e aberta para receber chamadas de todo o Brasil. Com atendimento de profissionais preparados para oferecer o apoio emocional necessário, disponível 24 horas todos os dias e garantindo total sigilo.

 

A terapia é uma forte aliada na luta contra a depressão. Se você ainda não encontrou um profissional que possa te ajudar, a ZenKlub possui diversos especialistas no assunto que podem te auxiliar de forma totalmente online. Além disso, em parceria com o Kasa, a ZenKlub trará conteúdos riquíssimos sobre esse assunto, aqui no blog e em nosso Instagram, com o objetivo de incentivar a conscientização do Setembro Amarelo e compartilhar informações importantes sobre saúde mental. Então, fique de olho para acompanhar! Ah, e você também conta com um desconto especial de R$ 50,00 na sua primeira sessão agora em setembro, é só utilizar o cupom “kasacoliving” e começar. 

 

Pequenas práticas podem gerar mudanças positivas no seu estado emocional. Exercícios, yoga, meditação, reflexões, podem te auxiliar a aliviar a tensão e manter a sua mente em equilíbrio. E sabia que existem aplicativos que podem te ajudar nisso? Conheça alguns deles:

– Meditopia e Zen: escute meditações guiadas para reduzir o estresse e sintonize com mais momentos de bem-estar, de acordo com a emoção que você está sentindo no momento.

– Cogni: anote sentimentos e variações de humor diários, e compreenda o seu padrão emocional. Descubra sensações que te deixam feliz e triste e trabalhe esses sentimentos.

– Lojong: pratique mindfulness e meditação para aliviar a sua ansiedade.

 

O Kasa assume a causa do Setembro Amarelo para lembrar que você não está sozinho e pode sempre contar com a gente. Se você conhece alguém que esteja passando por essa situação difícil, acolha com compreensão e incentive a buscar especialistas no assunto. Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas sejam apoiadas! E não esqueça de continuar acompanhando a gente por aqui.

Você vai gostar

5 Dicas para praticar yoga em Kasa

5 Dicas para praticar yoga em Kasa

Inspira, expira e não pira! Nada melhor do que buscar manter o corpo e a mente em equilíbrio no seu dia a...

Veja mais
Como manter a sua saúde física e mental durante a quarentena

Como manter a sua saúde física e mental durante a quarentena

Sair da rotina que estamos habituados pode provocar uma sensação de descontrole emocional e físico. Por isso, é fundamental reservar um tempinho...

Veja mais
Como criar (e manter) bons hábitos

Como criar (e manter) bons hábitos

Você sonha em criar uma rotina mais saudável e produtiva, mas não sabe por onde começar? Vem cá que o Kasa te...

Veja mais