Como criar (e manter) bons hábitos

25 de agosto de 2020 - Dicas, Notícias

Você sonha em criar uma rotina mais saudável e produtiva, mas não sabe por onde começar? Vem cá que o Kasa te ajuda!

Correr uma maratona, praticar yoga, aprender um novo idioma e por aí vai. Existe um monte de coisas que a gente quer fazer na vida, não é? O desejo de investir mais tempo em nós mesmos é grande, porém, muitas vezes a rotina corrida, o cansaço e a dificuldade em perseverar falam mais alto, e essas conquistas acabam ficando só no blábláblá. 

Já percebeu quantas decisões tomamos durante o dia sem pensar? Pois é, em vários momentos funcionamos no piloto automático, desde aquela olhadinha básica no celular ao acordar, ao caminho que escolhemos para o trabalho. Mas acredita que, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Duke, nossos hábitos são responsáveis por quase 40% das nossas atitudes diárias? Isto é, se cultivamos só hábitos ruins em nossa rotina, quase metade do nosso dia é improdutivo, nos afastando sempre do que é realmente importante para nós. Faz sentido, não faz? Ok, você já conhece a importância de criar boas práticas, mas e aí, como podemos desenvolver esses novos hábitos para atingir nossos objetivos? 

Entenda como criar um bom hábito

Nossos hábitos funcionam segundo loops neurológicos (#ficaadica: leia “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg para saber mais), da seguinte forma:

E como podemos colocar isso em prática? Olha só:

1. Conheça seus motivos e o seu dia a dia

Para iniciar um hábito, é fundamental entender o porquê de você desejá-lo. É isso que te dará motivação para praticar aquela rotina e fazer o seu loop funcionar. Aqui, o autoconhecimento é o segredo. Entenda o seu dia a dia, seu funcionamento e gostos, para que assim seja possível que o gatilho inicial seja associado a tarefas que você já tem costume (exemplo: logo depois de uma xícara de café, você medita 5 minutos).

2. Parcele seus objetivos

Vai com calma! Assumir novos hábitos requer disciplina e determinação. Então parcele o objetivo final (exemplo: correr uma maratona), em mini-objetivos (exemplo: correr 10 minutos todos os dias). Quando tentamos mudar do dia pra noite de forma brusca, aumentamos as chances de nos frustrar e desistir. Então comece pelo nível mais fácil, com um passo de cada vez.

3. Inspire-se de forma saudável

Busque boas referências, como mentores, profissionais ou pessoas que você admira em relação a determinado hábito. Eles já conhecem as etapas e são o exemplo de que é possível alcançar aquele resultado. Questione-os e compreenda como você pode aperfeiçoar a sua rotina. Mas lembre-se: a ideia é que seja um estudo positivo e não uma maneira para se comparar e gerar frustrações, hein.

4. Acompanhe e celebre as conquistas diárias

Anote, baixe apps ou faça uma lista, como preferir. Acompanhe diariamente seus hábitos. Bebeu água hoje? Check! Foi pra academia hoje? Check! Leu seu livro hoje? Check! É muito legal olhar para trás e perceber o quanto você já evoluiu. Não perca o foco do seu objetivo a longo prazo, mas não esqueça de celebrar as pequenas conquistas do seu dia.

 

Estamos sempre na torcida pelas suas conquistas, então conte com o Kasa e continue nos acompanhando por aqui para mais conteúdos que te ajudam a se desenvolver cada dia mais. Ah, e conta pra gente lá no @KasaColiving, qual é o hábito que você quer assumir e fazer acontecer depois dessas dicas?

 

Fonte adaptada: Na Prática

Você vai gostar

5 Dicas para praticar yoga em Kasa

5 Dicas para praticar yoga em Kasa

Inspira, expira e não pira! Nada melhor do que buscar manter o corpo e a mente em equilíbrio no seu dia a...

Veja mais
5 Dicas para trabalhar Home Office

5 Dicas para trabalhar Home Office

Trabalhar de casa ou o também chamado Home Office, apesar de ser a recomendação do momento, é uma prática que vem se...

Veja mais
5 Livros que vão mudar sua forma de enxergar o mundo

5 Livros que vão mudar sua forma de enxergar o mundo

Que tal algumas dicas de leituras surpreendentes, vindas diretamente do nosso querido coliver criador de conteúdo? Sabe aquela leitura mindblowing que você...

Veja mais