Dicas de organização de rotina
Já sentiu como se você tivesse tanta coisa para fazer que não conseguia fazer nada, simplesmente por não saber por onde começar? Você não está sozinhe! Separamos algumas dicas de como organizar suas metas de maneira prática e funcional. Confira!
Não é fácil lidar com o mundaréu de tarefas que a gente tem que conciliar todos os dias, não é? Trabalho, estudos, metas pessoais, contas para pagar, academia, família, amigos, fazer exercícios, comer direitinho… A lista de responsabilidades é infinita e, por causa disso, pode parecer um trabalho árduo estar em dia com as suas obrigações. Pensando em te dar uma mãozinha, nós do Kasa separamos dicas de ouro para você organizar sua rotina que está mais embolada que o pisca-pisca de Natal. Veja só!
1. Liste tudo o que você tem para fazer
Essa é a hora de colocar todas as peças do quebra-cabeça na mesa para entender o tamanho do desafio que estamos lidando. Coloque no papel (ou num docs) todo e qualquer compromisso, sem esquecer de marcar a hora e o dia da semana que eles acontecem, a frequência ou o prazo que precisa terminar.
2. Separe as tarefas por hierarquia
Você precisa decidir o que é mais importante, o que precisa ser priorizado e o que pode ser deixado para mais tarde na sua agenda. Por exemplo, não dá para trocar o horário das aulas da faculdade ou a hora de entrar e sair do trabalho, mas você pode adaptar o seu treino na academia para mais cedo ou mais tarde, assim rola de encaixar ambas as coisas na rotina sem precisar decidir entre uma ou outra por “falta de tempo”. Essa também é uma ótima hora para colocar em ação aquela meta pessoal que você nunca começa ?.
3. Encaixe os horários
Esse passo funciona independentemente do método de organização que você escolher, seja digital ou físico (leia até o final que a gente deixou umas diquinhas). Analise os horários dos compromissos separados no passo anterior e vá encaixando em ordem cronológica para formar uma rotina completinha. Por exemplo, se você treina à noite, depois de chegar do trabalho, e precisa tirar o lixo para fora e responder seus emails antes de dormir, o certo seria anotar a ordem trabalho/treino/retirar o lixo/responder emails/dormir. Mesma coisa com os outros períodos, primeiro o que precisa ser feito de manhã, depois de tarde e só então à noite. Isso facilita a assimilação das tarefas como um todo, tirando a impressão de ser várias pequenas responsabilidades que você “não vai dar conta” que precisam ser resolvidas no mesmo dia para uma rotina só, linear, contínua e constante.
4. Deixe a organização que você criou à mostra
É muito importante ter sempre à vista a rotina que você estabeleceu. Seja no plano de fundo do celular, no wallpaper do notebook, colado na parede do quarto, preso com um imã na geladeira, num app ou em um caderninho próprio, deixar a organização acessível estimula que você cumpra todas as tarefas e evita o esquecimento com a correria do dia a dia.
5. Crie recompensas até virar um hábito
Você sabia que precisamos de pelo menos 21 dias contínuos repetindo as atividades para criar um hábito? Pois é, até que você esteja habituado a seguir sua organização de forma inconsciente e natural, que tal estabelecer pequenas recompensas ao cumprir suas metas? Pode ser assistir um episódio da sua série preferida depois de voltar da academia, comer um docinho depois de pagar todas as contas do mês ou apreciar sua própria companhia indo até aquela cafeteria que você gosta ao cumprir uma semana inteira sem se atrasar para o trabalho ou faculdade (estamos de olho nessa frequência aí, viu? ?).
Agora que você já tem uma ideia de como pode estabelecer seu próprio planejamento de tarefas, seja ele mensal ou semanal, trouxemos algumas opções que nós gostamos de usar para nossa organização e pode ser útil por aí também! Olha só:
Quadro branco
Usar um quadro branco em casa para estabelecer os horários do mês ou da semana é uma ótima alternativa para visualizar sua organização. Além de prático, ele também é uma decoração super legal e em conta.
Planner
Você pode encontrar uma infinidade de modelos em diversas papelarias por aí. Semanal, mensal, diário, de mesa, em formato de post-it ou de agenda. Os planners são uma ótima opção para quem gosta de escrever de qualquer lugar que esteja.
Bullet journal
O bullet journal é uma tela em branco para você anotar as suas tarefas. Você pode customizá-lo como quiser, enfeitar do seu jeito e usar como estímulo visual para seguir seus compromissos certinhos. Vai dizer, quem não sente mais vontade de cumprir suas obrigações quando elas estão escritas com canetas coloridas e vários adesivos? Além disso, é um método super terapêutico e satisfatório.
Combinho Google agenda + Google keep
Esse aqui é pros mais tecnológicos. Usar o Google Agenda para os compromissos fixos aliado com o Google Keep para as tarefas pontuais é uma combinação poderosíssima para sua organização. Você pode acessar pelo celular ou desktop. Prático, não é?
Notion
Lembra que dissemos acima que o bullet journal era uma tela em branco para anotar as suas tarefas? O Notion é parecido, mas online. Nele, você pode criar todos os templates que precisar para organizar a vida toda: faculdade, finanças da casa, trabalho, metas pessoais… Vai depender da sua imaginação. Nele, também é possível achar vários templates já prontos na internet, você só vai precisar dar uma buscadinha no Pinterest e se apaixonar pelo mundo da organização do Notion.
Depois de todas essas dicas, chega de dizer que faltou tempo ou que esqueceu que tinha compromisso marcado, combinado? Se você montar sua organização seguindo este post, posta no Instagram e marca a gente: @kasacoliving! 😉
Você vai gostar
5 Dicas valiosas para estudar a distância
Feliz Dia do Estudante a você que se dedica e se esforça todos os dias para conquistar os seus sonhos! Em comemoração,...
Veja maisComo o descanso pode ajudar na sua produtividade
Ei, temos um papo bem importante aqui! Entenda os benefícios que as pausas oferecem e confira algumas dicas para tornar isso rotineiro....
Veja maisComo criar (e manter) bons hábitos
Você sonha em criar uma rotina mais saudável e produtiva, mas não sabe por onde começar? Vem cá que o Kasa te...
Veja mais