5 Dicas valiosas para estudar a distância

11 de agosto de 2020 - Dicas, Notícias

Feliz Dia do Estudante a você que se dedica e se esforça todos os dias para conquistar os seus sonhos! Em comemoração, queremos te presentear com dicas especiais para superar os obstáculos desse momento difícil.

O atual cenário demandou, para algumas pessoas, uma adaptação para o formato de aprendizagem a distância, que por sinal, não é tão simples quanto parece. Mas calma, queremos te ajudar a passar por isso!

Nós sabemos que a pandemia tem sido uma pedra no nosso sapato, não é? Mas ainda assim, compreendemos que esse momento difícil requer empatia, (muita) paciência e força de vontade para nos adaptarmos e seguirmos em frente em direção aos nossos objetivos. Então, se você não está acostumado com essa modalidade de ensino a distância, pode ser sim um desafio, mas temos certeza que você está super apto a enfrentá-lo e sair dessa quarentena com mais conhecimentos agregados do que nunca. E é claro, estamos ao seu lado para facilitar essa missão! Que tal algumas dicas?

 

1. Defina o seu local de estudo

 

É muito importante escolher um ambiente tranquilo, bem iluminado e com a estrutura que você precisa para conseguir focar completamente. Para te ajudar a estabelecer essa rotina, busque estudar sempre nesse espaço, assim, cada dia se tornará mais natural que esse é um local de concentração e produtividade. Não vale a sua cama, hein! Estudar nela não te ajudará a focar, muito pelo contrário, tornará ainda mais difícil.

 

2. Siga uma rotina

 

Não confunda estar em casa com estar de férias. Pois é, temos que lutar contra as distrações para que possamos manter a nossa rotina produtiva. Por isso, mantenha os hábitos de acordar cedo, trocar o pijama, tomar o seu café da manhã e focar nos seus estudos. Isso manterá a sua mente e o seu corpo acostumados e com energia para enfrentar as tarefas do dia.

 

3. Estabeleça horários fixos

 

Xô procrastinação! Para construir uma rotina de estudos eficiente, defina horários fixos e metas a serem cumpridas. Divida o tempo a ser dedicado para cada matéria e procure se esforçar para seguir o que foi definido. Uma dica legal, é usar e abusar de plataformas como Trello, Google Keep, Evernote e até o Google Agenda para te ajudar com a organização de todas essas informações. 

 

4. Crie um controle de matérias

 

Uma das vantagens de estudar em casa é a sua autonomia para montar o seu próprio cronograma de estudos. Nele, você define como vai estudar, as informações que devem constar nas suas anotações e destacar as matérias que você ainda precisa se dedicar mais e aquelas que já estão 100%. 

 

5. Pare e respire de vez em quando

 

Oi, você não é uma máquina! Por isso, pequenas pausas devem ocorrer com uma frequência no seu dia, afinal, o intervalo na sua escola/faculdade/cursinho foi feito pra arejar a cabeça e se distrair um pouquinho. Aproveite para dar uma volta fora de casa ou fazer um lanche. Caso ainda não conheça, o Método Pomodoro pode ser um grande aliado nesse momento de descanso, sem perder o foco no que você estava fazendo. Ele propõe 25 minutos de concentração total e 5 minutos de pausa, sendo intercalados durante o seu período de estudo. Vale a pena conhecer e implementar na sua rotina.

Fonte: renatoalves.com.br

Dica Bônus: BEBA ÁGUA SEMPRE! 

Deixe uma garrafinha do seu lado e se hidrate regularmente. Além dos diversos benefícios para o seu corpo, é o segredo para manter o foco e ser ainda mais produtivo. Não esqueça!

 

Esperamos que essas dicas possam te ajudar nessa caminhada e torcermos para que você conquiste tudo o que busca. Continue nos acompanhando por aqui e não esqueça de contar pra gente lá no @KasaColiving se essas dicas estão funcionando pra você. Bons estudos!

Você vai gostar

Como manter a sua saúde física e mental durante a quarentena

Como manter a sua saúde física e mental durante a quarentena

Sair da rotina que estamos habituados pode provocar uma sensação de descontrole emocional e físico. Por isso, é fundamental reservar um tempinho...

Veja mais
Coworking free: conheça o espaço que o Google oferece

Coworking free: conheça o espaço que o Google oferece

O coworking é uma ótima opção para quem trabalha no modelo home office ou está abrindo uma startup e sabe da importância...

Veja mais
E agora, qual curso devo escolher?

E agora, qual curso devo escolher?

A escolha do curso nunca é um momento fácil. As possibilidades são infinitas e queremos te ajudar a encontrar um norte! Seja...

Veja mais