E agora, qual curso devo escolher?

04 de agosto de 2020 - Dicas, Notícias

A escolha do curso nunca é um momento fácil. As possibilidades são infinitas e queremos te ajudar a encontrar um norte!

Seja bem-vindx a essa nova etapa da sua vida. Realizar um curso superior ou técnico é um privilégio e uma conquista muito especial, se você está caminhando para essa fase, mas não sabe ainda para onde quer ir, o Kasa te dá uma mãozinha.

É muito importante ressaltar que a escolha da profissão é uma base para o seu autoaperfeiçoamento. Portanto, tire a pressão das suas costas de que “é isso que você vai fazer a vida toda”, afinal, assim como o mundo se reinventa, você também tem a liberdade de sempre buscar novos horizontes. Ainda assim, é necessário tomar essa decisão com cautela, racionalidade e autoconhecimento, afinal, esse é um grande investimento não só financeiro, como principalmente do seu precioso tempo. Então, vamos lá para algumas dicas:

1. Conheça-se!

O primeiro passo para encontrar a sua área está no autoconhecimento, e isso não é balela. Não apresse essa etapa, ela é fundamental. Analise suas habilidades, entenda a sua personalidade e respeite seus gostos. Coloque tudo isso no papel, pense e repense. Esse não é ainda o momento de decidir se a sua profissão será engeinheirx ou veterinárix, mas sim, descobrir temas que você tem interesse em trabalhar a longo prazo. “Gosto de lidar com pessoas?”, “prefiro colocar a mão na massa ou planejar?”, “tenho facilidade com números?”… Questione seus pontos fortes e fracos.

2. Pesquise (muito)

Depois de selecionar algumas áreas de interesse, pesquise profissões relacionadas ao tema. Você irá descobrir uma gama enorme de possibilidades em qualquer assunto. Procure carreiras que te darão abertura para aplicar e desenvolver ainda mais suas habilidades e gostos. Junte toda a informação que puder!

3. Explore as carreiras que despertaram o seu interesse

Essa é a hora de se aprofundar ainda mais nos cursos que chamaram a sua atenção. Pesquise a fundo: o leque de cargos possíveis, assuntos a serem estudados, previsões de salários, locais de trabalho, e todos os fatores que dizem respeito a essa profissão. Converse com pessoas do ramo e tire suas dúvidas. Se for possível, visite empresas e conheça o ambiente.

4. Analise os detalhes do curso

Descubra se o curso que você tem interesse é um bacharelado, uma licenciatura ou um curso técnico, e escolha a modalidade de acordo com os seus objetivos e propósitos (lembra do estudo de autoconhecimento?). Conheça a duração, a matriz curricular, os materiais necessários e pesquise a fundo sobre a instituição de interesse.

 

Esse é o seu momento de tomar a decisão e ninguém melhor do que você para tomá-la. Com essas dicas, queremos amenizar um pouquinho da complexidade dessa fase e te ajudar a conquistar tudo aquilo que busca. E é claro, você pode contar com o Kasa para torcer e te oferecer todo apoio! Continue nos acompanhando por aqui, para mais conteúdos como esse.

Você vai gostar

Descubra como otimizar a sua rotina em 5 passos!

Descubra como otimizar a sua rotina em 5 passos!

Já parou para pensar que você pode ser o grande causador da falta de tempo no seu dia? Sim, você mesmo. Engraçado...

Veja mais
Locação de apartamento: conheça a tendência chamada coliving

Locação de apartamento: conheça a tendência chamada coliving

Uma tendência que já tem muita força na gringa, chegou para transformar a locação de apartamentos no Brasil! Encontrar um apartamento para...

Veja mais
Mais produtividade para o seu dia

Mais produtividade para o seu dia

“Esse ano eu vou ser mais produtivo”, quem nunca, né? Como podemos otimizar o nosso tempo para fazer tudo o que queremos?...

Veja mais