Meditação para iniciantes: dicas para dar o primeiro passo
A meditação ajuda a desenvolver a concentração, a tranquilidade e o foco, oferecendo benefícios para a saúde física e mental. Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a dar o primeiro passo. Confira!
A meditação é uma prática ancestral que ajuda a relaxar as tensões do corpo e acalmar a mente, desconectando-nos de estímulos externos e criando ferramentas internas para lidar com estresse do mundo por meio de técnicas que reúnem postura, foco e concentração.
Sua prática pode oferecer diversos benefícios, como a redução da ansiedade e do estresse, a sensação de paz interior, mais foco e produtividade, redução da depressão, mais bem-estar, estímulo da memória, fortalecimento do sistema nervoso e imunológico e redução da insônia.
Entretanto, essa técnica vai muito além da imagem clichê que temos da posição de lótus (aquela com as pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos, sabe?), do cheiro de incenso, da religião budista e do mantra “om”. Ela é uma prática bem acessível e existem diversas variações, cada uma com suas características: meditação transcendental, zazen, meditação tântrica, mindfulness e muitas outras.
Porém, se você está entrando nesse mundo agora, isso é papo para outra hora. Agora, vamos focar apenas na meditação convencional, ok? Preparamos várias dicas para você começar a praticar essa técnica aí da sua Kasa. Vem com a gente!
O que eu preciso para começar a meditar?
Basicamente, paciência. Conseguir meditar pode ser um desafio para os iniciantes, por isso é preciso ter calma e não desistir nas primeiras tentativas. Comece praticando durante poucos minutos e, com o tempo, você verá a sua evolução, até alcançar 15 ou 20 minutos de meditação por dia.
Além disso, é essencial estar em um ambiente favorável para a sua concentração. Evite barulhos, distrações e muita claridade – o ideal é deixar a iluminação baixa ou totalmente escura. Se você quiser, pode acender velas aromáticas ou incenso para auxiliar no processo.
Outra dica é utilizar as meditações guiadas disponibilizadas no Youtube e em aplicativos específicos para essa prática, como o Insight Timer, Meditopia e Zen; músicas relaxantes para meditação, que você encontra no Youtube, nos apps ou em streamings de música; e a entoação de mantras, como o “Om Namah Shivaya” (que significa “Om, inclino-me perante a Shiva”), que também estão no Youtube.
E agora, como meditar?
Vamos ao que interessa! Preparamos um passo a passo descomplicado para você que está querendo dar o start na prática da meditação. Olha só:
- Vista uma roupa confortável (não precisa ser nada específico para meditação. Pode ser até mesmo o seu pijama preferido);
- Utilize um cronômetro para controlar o tempo;
- Deite ou sente-se onde se sentir mais confortável, com a coluna reta e o restante do corpo relaxado;
- Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Aos poucos, os pensamentos vão começar a desaparecer;
- Respire lentamente pelo nariz, tentando manter o peito imóvel e mexendo apenas a barriga;
- Segure a respiração por 5 segundos e solte o ar lentamente pela boca;
- Foque apenas na sua respiração. Se perceber que está perdendo o foco, volte a atenção para a respiração;
- Pratique o tempo que conseguir, seja por 5 ou 10 minutos.
Agora que você já tem todas essas dicas, que tal desenvolver esse novo hábito a favor da mente e do corpo? 🙂 E se gostou deste conteúdo, fique de olho no nosso blog para mais dicas e novidades e não esqueça de nos acompanhar lá no nosso insta @kasacoliving. ?
Você vai gostar
5 dicas para iniciar o seu treino funcional
O treino funcional é uma ótima maneira de alcançar sua meta de viver uma vida mais saudável. Mas afinal, que modalidade é...
Veja mais5 Dicas para praticar yoga em Kasa
Inspira, expira e não pira! Nada melhor do que buscar manter o corpo e a mente em equilíbrio no seu dia a...
Veja maisComo criar (e manter) bons hábitos
Você sonha em criar uma rotina mais saudável e produtiva, mas não sabe por onde começar? Vem cá que o Kasa te...
Veja mais