kasa.com.br

Quarentena musical: aprendendo a tocar instrumentos em casa

08 de junho de 2021 - Dicas, Notícias

Com mais tempo em casa durante o isolamento social, descobrir novos hobbies pode ser o melhor jeito de distrair a mente e passar o tempo. E por que não aliar isso à música e ao desenvolvimento de uma nova habilidade?

Hoje em dia, não tem mais desculpa para não aprender a tocar um instrumento. Existem diversos conteúdos didáticos e de qualidade na internet que ajudam nesse processo, além de vídeos no Youtube e cursos online, seja para quem quer começar do zero ou se aperfeiçoar na música.

Aprender em casa e sozinho tem várias vantagens: escolher seus horários, escolher qual estilo musical quer tocar e não ter vergonha de errar. E, como estamos em quarentena, nada melhor do que dar uma pausa nas tarefas diárias e despertar o seu lado mais criativo. 

Além disso, ao aprender a tocar um instrumento, é possível dar uma forcinha para aqueles músicos profissionais que ficaram sem renda no último ano. Isso porque, com a pandemia, eventos culturais, como shows e festivais, foram cancelados no país e muitos artistas passaram a dar aulas de instrumentos.

 

Benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

Aprender um instrumento musical, além de ser um ótimo passatempo para distrair a mente e diminuir a ansiedade neste período de isolamento, também nos oferece diversos benefícios:

Esse hábito ajuda a desenvolver noções de ritmo e a melhorar a memória, as conexões cerebrais e a coordenação motora. Além disso, previne o estresse, pois ajuda a relaxar e estimula a produção de serotonina.  

 

Quais os melhores instrumentos para aprender a tocar em casa?

Essa é uma pergunta difícil. Cada um deles tem suas técnicas e particularidades e cada pessoa tem mais facilidade para um tipo de instrumento: de corda, sopro ou percussão. Também tem a questão do espaço e do barulho: você teria lugar para colocar uma bateria na sua casa? Esse lugar seria isolado acusticamente ou iria incomodar os vizinhos? 

Entretanto, como falamos acima, na internet tem muito conteúdo legal sobre vários instrumentos, principalmente violão, guitarra, ukulele e teclado. Por conta dessa variedade, pode ser mais fácil aprender algum desses, que são, de fato, os mais procurados entre os iniciantes. 

Mas não se limite: qualquer instrumento pode ser tocado em casa. Seja bateria, baixo, saxofone, violino ou o que você quiser. Basta ter paciência, foco e dedicação!

 

Sites para aprender a tocar instrumentos gratuitamente

Para ajudar você a dar o start na sua carreira musical, o Centro Cultural do Ministério da Saúde fez uma lista com 5 canais do Youtube que ensinam, em português e gratuitamente, a tocar algum instrumento. Confira:

Cifra Club: o Cifra Club é um famoso portal de educação musical, que está no ar desde 1996. No seu canal do Youtube, eles disponibilizam diversos vídeos ensinando a tocar diferentes instrumentos, especialmente violão e guitarra, do nível básico ao avançado. Também têm vídeo-aulas de repertório, ensinando a tocar uma música de maneira didática.

Descomplicando a Música: este canal do Youtube, além de disponibilizar aulas de instrumentos, também ensina sobre teoria musical, extremamente importante para qualquer um que deseja aprender a tocar, seja qual for o instrumento. As aulas são didáticas, claras e simples, sem aquele linguajar complicado, sabe?

MusicDot: com muito conteúdo gratuito de qualidade, o MusicDot ensina você a tocar, especialmente, teclado e piano, mas também disponibiliza aulas de canto, baixo, guitarra e outros instrumentos, para todos os níveis. 

Anny Cee: o canal pessoal da cantora Anny Cee é perfeito para quem deseja aprender a cantar ou aperfeiçoar o canto. Ela oferece exercícios para prática diária e conteúdos para todos os níveis: desde os iniciantes, com vídeos de técnicas básicas, até os mais avançados, com dicas para melhorar a performance.

Aprendendo Percussão: este canal é voltado para quem deseja aprender instrumentos de percussão, como bateria, pandeiro e atabaque. Eles oferecem aulas sobre ritmo e partitura, essenciais para todos os músicos, e lições sobre os instrumentos.

 

Agora você não tem mais desculpas para não aprender o seu instrumento favorito! Para mais dicas como essas, fique de olho aqui no nosso blog e no nosso instagram (@kasacoliving). 🙂

Você vai gostar

10 Dicas de Podcasts para ouvir, curtir e refletir

10 Dicas de Podcasts para ouvir, curtir e refletir

Nada melhor do que se alimentar de conteúdos que você se interessa de um jeito super prático e bacana. O Podcast surgiu...

Veja mais
10 Séries que você precisa assistir!

10 Séries que você precisa assistir!

Saudades de sair, né, minha filha? Enquanto ainda não é possível, aproveita e curte as melhores séries do momento, segundo os especialistas...

Veja mais
5 Livros que vão mudar sua forma de enxergar o mundo

5 Livros que vão mudar sua forma de enxergar o mundo

Que tal algumas dicas de leituras surpreendentes, vindas diretamente do nosso querido coliver criador de conteúdo? Sabe aquela leitura mindblowing que você...

Veja mais

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações.