Aromaterapia: quais os benefícios e como usar?
Cheirinho de grama molhada, de protetor solar, de brigadeiro de panela… O nosso olfato pode nos trazer lembranças especiais e despertar emoções. Por isso, a aromaterapia virou comum na rotina das pessoas. Vem saber mais sobre este assunto!
Você já ouviu falar sobre a aromaterapia? Trata-se de uma prática iniciada pelos povos orientais, que usam, há mais de cinco mil anos, óleos essenciais com essências de flores, raízes, folhas, ervas, sementes e madeiras para curar problemas físicos, mentais e espirituais. E não é que funciona mesmo?
Até hoje a prática é muito utilizada, e ainda foi adotada dentro das casas com o objetivo de deixar o ambiente mais leve e harmonizado e de tratar as necessidades específicas dos moradores. Quer saber mais sobre a aromaterapia e como deixar seu apê cheirosinho, ao mesmo tempo que beneficia sua saúde? Então vem com a gente!
Quais os benefícios da aromaterapia?
Nós já demos um spoiler ali em cima: a aromaterapia pode oferecer diversos benefícios, que variam de acordo com a essência utilizada. Entre eles, podemos citar:
- O auxílio no tratamento de problemas físicos, mentais e espirituais.
- Melhoria na cicatrização da pele.
- Redução de dores e fadiga muscular.
- Auxílio no tratamento de problemas respiratórios.
- Estímulo da memória, da concentração e da criatividade.
- Alívio da ansiedade, da depressão, do estresse e da insônia.
- Sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade.
- Potencialização das defesas naturais do organismo.
- Melhoria dos sintomas da TPM e da menopausa.
- Mais harmonia e equilíbrio no ambiente.
Como usar a aromaterapia em sua KASA?
Existem algumas formas práticas de aplicar a aromaterapia aí no seu apê, olha só:
– Difusor: esta é a forma mais simples de realizar a aromaterapia em um ambiente. O difusor com varetas libera o perfume de forma gradual, evitando o excesso de estímulo olfativo, além de durar em torno de três semanas. Você também pode prepará-lo no seu apê: é só misturar três colheres de sopa do óleo essencial de sua preferência, duas de álcool e 150 ml de água. Depois de pronto, coloque as varetas e vire-as frequentemente.
– Spray: esta opção é super prática e você também pode preparar a misturinha aí na sua KASA. Basta pingar 40 vezes o óleo essencial de sua preferência em uma mistura de 60 ml de álcool de cereais e 40 ml de água. Coloque em um borrifador e aplique no ar, nas almofadas, no sofá, no travesseiro e onde mais você preferir.
– Vaporizador: os vaporizadores também são ótimas alternativas para a aromaterapia e você pode facilmente encontrá-los na internet. Ah, mas lembre-se de procurar vaporizadores que são específicos para uso com óleo, ok? A maior parte dos disponíveis no mercado não permitem a utilização de óleos, apenas água, e com o tempo estragam.
Aromaterapia para cada ambiente
Você deve estar pensando: “como usar a aromaterapia em cada ambiente da minha KASA?” Calma, nós temos a resposta:
– Sala de estar: este é um ambiente com interação social, por isso recomenda-se aromas estimulantes, como a pimenta preta e o manjericão, ou os perfumes cítricos, como limão e tangerina, que promovem harmonia, aconchego e alegria.
– Quarto: aqui, o ideal é uma fragrância relaxante, que ajuda a dormir. A lavanda é a aposta certa, pois tem efeito calmante e atinge várias regiões do cérebro sem dar sonolência e moleza, assim como a bergamota e a laranja.
– Banheiro: nada como um banheiro cheirosinho, né? Abuse de aromas de capim-limão, menta, pinho e melaleuca.
– Escritório: aposte em fragrâncias que ajudam na criatividade, na memória e na concentração, como hortelã, limão e alecrim.
Quer uma dica extra? Evite usar a aromaterapia na cozinha, porque, além do aroma da essência se misturar aos cheiros de comida, ele também pode influenciar no paladar.
Os óleos e suas particularidades
Cada óleo essencial oferece benefícios específicos para a saúde e para o ambiente. Dá uma olhadinha em alguns dos mais utilizados e escolha qual faz mais sentido para as suas necessidades:
– Alecrim: melhora a concentração, a memória e a disposição, além de aliviar as dores de cabeça e cansaço mental.
– Lavanda: promove relaxamento, calma e tranquilidade, auxiliando no combate ao estresse, a insônia, a ansiedade e a depressão.
– Melaleuca: com ação antiviral, anti-infecciosa e bactericida, melhora a imunidade e auxilia no processo de cicatrização.
– Hortelã-Pimenta: ajuda na concentração, melhora a dor de cabeça, a fadiga mental e o estresse, e possui ação descongestionante.
– Gerânio: ajuda a controlar a TPM e a menopausa, auxilia nas dores de garganta e nos problemas de circulação, além de ser um excelente repelente natural.
– Limão: estimula o sistema imunológico e digestivo e pode melhorar a clareza e o foco.
– Eucalipto: purifica o ar e atua contra doenças respiratórias, como resfriado, rinite, sinusite, bronquite e asma, além de ser um ótimo repelente.
– Rosa: alivia os sintomas de estresse, tensão e luto, além de ajudar no funcionamento do sistema circulatório.
– Camomila Romana: pode aliviar dores musculares, reumatismo e enxaqueca, além de auxiliar tratamentos dermatológicos, digestivos e ginecológicos.
Com essas dicas, você já pode começar a aplicar a aromaterapia aí no seu apê e ter uma experiência agradável, melhorando o seu dia a dia. Que tal fazer o teste e compartilhar sua experiência com a gente?
Para mais conteúdos como este, continue acompanhando a gente aqui pelo blog e também pelo nosso Instagram: @kasacoliving. =)
Você vai gostar
5 tendências de decoração para a sua Kasa em 2022
Com o fim de 2021 se aproximando, as primeiras tendências de decoração para 2022 já começaram a dar as caras. Por isso,...
Veja maisBiofilia: traga mais natureza para o seu apê
A primavera chegou e para celebrar essa estação tão linda, vamos dar algumas ideias de como trazer mais vida para o seu...
Veja maisJardim na sacada – Como tornar realidade? A gente te conta aqui!
Você mora em um pequeno apartamento, mas não quer abrir mão de ter o seu próprio Jardim na Sacada , certo? Nós...
Veja mais