Opções alternativas para a mobilidade urbana em São Paulo

08 de Abril de 2019 - Dicas

 

Mobilidade Urbana é algo que vem sendo muito debatido por diversos formadores de opinião e autoridades públicas e isso é uma coisa muito boa!

Um dos pontos principais é o entendimento de como mudar a forma de andar pelas cidades. Hoje especialistas afirmam que a forma tradicional de se locomover, de carro, pelas cidades é um modelo inviável para o futuro, o espaço que os carros ocupam e a quantidade de pessoas que eles transportam é muito improdutivo e nesse cenário, modelos alternativos vão ganhar força e protagonismo.

Para você que vive em São Paulo, levantamos algumas sugestões de novos transportes para experimentar e se adaptar a essa nova realidade.

É importante ressaltar que nem todos os modelos de transportes que citamos aqui existem em todos os locais da cidade, porém, servem como inspiração para você se engajar, conhecer e estimular para que cheguem em todas as regiões.

Metrô

Esse que é um dos mais tradicionais modelos de transporte público e compartilhado, que mais faz a diferença na locomoção de grandes massas. Apesar de existir picos de usuários em alguns horários, é um dos modelos mais rápidos para você fugir do transito e aproveitar melhor a cidade.

Ônibus

Esse outro modelo, bastante tradicional e famoso, ganhou um grande “reforço” para a utilização nos grandes centros urbanos com os corredores exclusivos espalhados por várias regiões da cidade. Esse modelo criou uma verdadeira revolução, já que possibilita muito mais agilidade no trânsito. Quanto mais corredores de ônibus, mais pessoas chegam nos seus destinos de forma mais confortável e rápida.

Ciclovias

Essa forma de transitar pela cidade ainda está tímida, mas vem ganhando muita força nos últimos anos. Cada vez mais as pessoas estão trocando os carros por um “mix de transporte” em que a bicicleta é protagonista e divide espaço com outros modelos, como metrôs e ônibus. Quanto mais ciclovias, mais pessoas se encorajam a usar bicicletas nas suas atividades durante a semana.

Bicicletas elétricas compartilhadas

Junto com a transformação das ciclovias, existe uma verdadeira revolução das bicicletas ocorrendo na cidade. Hoje você pode alugar uma bicicleta por alguns minutos direto do seu celular, de forma rápida e descomplicada. Uma curiosidade é que é possível encontrar bicicletas para locar espalhadas por São Paulo nas calçadas, então você simplesmente desbloqueia uma pelo aplicativo e sai usado, ao chegar ao seu destino, simplesmente deixe a bicicleta em alguma calçada, desde que esteja dentro da área de cobertura do app.

Patinetes elétricos

Um reforço na evolução dos transportes compartilhados via app, os patinetes elétricos também são uma boa saída para quem quer simplicidade e agilidade no transporte pelas ruas de São Paulo. Ele funciona nos mesmos moldes das bicicletas, mas sendo uma saída para quem não sabe andar de bike.

Scooters compartilhadas

Agora, para você que quer percorrer longas distâncias com um conforto maior, existe a possibilidade de alugar Scooters por aplicativo também! E como você faz para encontrar uma? Elas ficam espalhadas por vagas de moto em alguns bairros da cidade e você pode pegar a qualquer momento, desbloqueando via app. Na hora de entregar, funciona da mesma forma, só encontrar uma vaga para motos.

O que vocês acharam desses formatos alternativos de transporte? Agora é só pôr em prática essa mentalidade mais coletiva de mobilidade urbana e sair por aí!