Marantas e Calatheas: plantinhas que são verdadeiras obras de arte

02 de julho de 2019 - Dicas, Notícias

Com a tendência Urban Jungle cada vez mais em alta, os ambientes interiores estão ganhando mais vida e cor. Algumas opções lindas, estilosas e cheias de personalidade são as plantas do gênero das Calatheas ou Marantas. Nativas do Brasil, a Calathea é um gênero de plantas com mais de 150 espécies, uma mais incrível que a outra. Também chamada de “rezadeiras” (porque unem e fecham as folhas durante a noite), caracterizam-se por viver bem em apartamentos, pois se adaptam bem à sombra e gostam de solo úmido, mas não encharcado (lembre-se de regá-las de duas a três vezes por semana). Essas belezinhas conquistaram a geração dos millennials por suas estampas coloridas e charmosas, sendo uma ótima opção de decoração para o seu apê. Confira algumas delas e entenda o porquê da sua fama:

1. Maranta tricolor ou Calathea triostar

Folhas alongadas com detalhes em um rosa delicado dão um toque especial em qualquer ambiente. Uma opção linda para quem deseja compor elementos coloridos na decoração.

 

2. Maranta-pavão ou Calathea makoyana

Suas folhas misturam verde claro e escuro numa estampa que lembra as penas da ave que dá nome à espécie.

 

3. Calathea Orbifolia

Folhagens grandes e arredondadas com um delicado tracejado que lembra uma pintura em giz.

 

4. Maranta-riscada ou Calathea-ornata sanderiana

Uma das espécies mais requisitadas para decoração, possui uma linda folhagem com riscos cor-de-rosa e em seu verso, tons de roxo mais profundos.

 

5. Maranta Burle Marx ou Calathea burle-marxii

Leva o nome do artista e paisagista Roberto Burle Marx, que usou esse tipo em muitos de seus projetos. Apresenta um contraste lindo e delicado entre os tons de verde, com certeza uma opção cheia de personalidade para os interiores.

 

6. Maranta-cascavél ou Calathea lancifolia

Detalhes em verde escuro que parecem ter sido feitos com um pincel, possui folhas alongadas e um plissado em suas bordas.

 

 

7. Maranta Zebrina ou Calathea zebrina

Uma estampa linda que destaca o verde escuro acima e rajadas em verde claro e tons roxos por baixo.

 

8. Calathea fusion white

Uma verdadeira obra de arte! Tons brancos e verdes se mesclam no que parece ser uma pintura em aquarela. Deixa qualquer ambiente mais charmoso, com certeza.

 

9. Calathea veitchiana

Se destaca pelo desenho central das folhas em zig-zag. A face abaixo é marrom-avermelhada, replicando o desenho da face superior.

 

 

Escolha as que você mais gostou e dê um toque especial na decoração dos seus ambientes. Procure cuidar direitinho, pois elas tendem a durar por muito tempo. E não esqueça de mantê-las na sombra 😉