kasa.com.br

Locação de apartamento: conheça a tendência chamada coliving

27 de agosto de 2019 - Dicas, Notícias

Locação-apartamento-tendência-coliving

Uma tendência que já tem muita força na gringa, chegou para transformar a locação de apartamentos no Brasil!

Encontrar um apartamento para alugar não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal nem sempre as imobiliárias ajudam os inquilinos e muitas vezes os imóveis para locação não se encontram do jeito que a gente deseja. Por isso, muitas pessoas passam por um longo e árduo caminho a fim de encontrar a melhor propriedade.

Mas aí, quando encontra o melhor imóvel, muitas pessoas têm mais um problema: resolver as questões burocráticas que envolvem a locação de apartamento. Essa e outras problemáticas afetam bastante o processo de aluguel de um imóvel, e por isso muitas pessoas não sabem o que fazer nesse período.

Por conta disso, cada vez mais o mercado imobiliário tem procurado inovar e desenvolver novos métodos de locação de imóveis. Uma grande tendência atual é o chamado coliving. Esse tipo de moradia tem chamado a atenção de muitas pessoas, já que esse método de locação consiste no compartilhamento de moradia.

Portanto, nesse caso, as pessoas moram umas com as outras, dividindo determinados espaços, como sala, cozinha, varanda, academia, espaço de lazer, entre outros, e possui um quarto individual.

A locação de apartamento coliving tem feito muito sucesso por um grande e principal motivo: as pessoas têm buscado cada vez mais diminuir as barreiras das relações sociais, e desenvolver laços, trocar experiências e até mesmo jogar conversa fora.

Sem falar que, a sociedade também tem prezado muito pelo conforto e pela praticidade de viver em um local que tem tudo o que você precisa, sem precisar ser de alto custo.

Nesses caso, o coliving é tipo de locação de apartamento ideal!

Nele, você convive com diferentes pessoas, divide tarefas domésticas, diminui desperdícios e ainda por cima colabora com a preservação do planeta!

Então, ficou boquiaberto? Eu também fiquei quando descobri, meu caro!

Afinal são muitas as vantagens proporcionadas pelo coliving.

Para te ajudar a entender melhor como funciona esse ambiente compartilhado, vou explicar direitinho o que é e como funciona essa nova ideia de lar.

Locação-apartamento-tendência-coliving-2

Afinal, o que é coliving?

Bem, de forma mais aprofundada o coliving é um lar compartilhado no qual cada inquilino tem o seu quarto, mas divide os outros cômodos da casa. Nesse caso, o “nós” toma lugar do “eu”. Por isso, no ambiente compartilhado é necessário pensar sempre em conjunto e procurar tornar o lar harmônico para que todos fiquem satisfeitos.

Agora você teve tá pensando “ah, isso é a mesma coisa de república, asilo e outras instituições que agrupam pessoas”.

Não é bem assim, já que o coliving é um tipo de moradia compartilhada que possui muitos ideias, e os seus objetivos vão muito além do que somente dividir um espaço, afinal todos que moram em um coliving compartilham a vida com o intuito de desenvolver projetos e ter experiências em conjunto, meu caro!

Para que você entenda melhor esse conceito, irei explicar como se fundou o coliving, ok?

Nos anos 70, já estavam começando a aparecer os problemas que envolviam a superlotação de cidades e a poluição no planeta. Juntamente com essa problemática e o desenvolvimento do movimento hippie, diversas pessoas decidiram inovar e começar a viver de forma colaborativa, ou melhor, em comunidades – como as tribos, nas quais os homens se agrupavam no começo da história da humanidade.

Essa ideia de coliving se desenvolveu a partir da teoria de que as pessoas deviam viver de forma harmônica e em conjunto, sempre dividindo tarefas, compartilhando ideias e promovendo uma comunidade sustentável.

Nesse período as pessoas conseguiam diminuir custos, viver da forma que preferiam e ainda por cima propagar ideias de preservação do meio ambiente, o que tornou o coliving uma tendência cada vez mais interessante.

Então, percebeu que o conceito de coliving não se mistura com a ideia das repúblicas, dos asilos ou qualquer outra instituição? Isso ocorre porque esse estilo de moraria compartilhada tem como principal intuito viver de modo integrado, ajudando uns aos outros, e não apenas dividir espaços para diminuir custos, por exemplo.

Não é à toa que o coliving tem conquistado o coração de muitas pessoas. Isso se deve bastante à vontade das pessoas em se distanciar dos espaços isolados, e remar na direção contrária, ou melhor ao encontro de outras pessoas.

Mas, meu amigo, esse não é o único motivo das pessoas quererem viver em comunidade e morar em colivings. Quer ver? Vou te mostrar!

Locação-apartamento-tendência-coliving-3

Por que fazer locação e morar em colivings?

Não são apenas as razões econômicas, sociais, profissionais e pessoais que motivam o indivíduo a querer viver em comunidade. Isso porque as pessoas também têm outro objetivo: preservar o planeta!

Agora é o momento que você vira pra mim, e fala: Ok, eu entendi como é maravilhoso viver em um coliving. Mas… salvar o planeta? Como isso funciona?

Ah, meu amigo, entender isso é mais simples do que você imagina. Vou te explicar melhor nas próximas linhas, ok?

Imagine que, você divide o seu coliving com mais 3 pessoas – elas são legais, amáveis, te ajudam nas tarefas quando é necessário e ainda por cima respeitam a sua privacidade. Imaginou? Então, vamos prosseguir… Suponha que toda noite vocês decidam assistir a uma mesma série, compartilhando o mesmo espaço, claro. Nesse caso, seria apenas uma TV ligada, não é mesmo?

Agora, imagine uma segunda situação: você mora em um apartamento sozinho, Helena mora no segundo andar do prédio, Vitor reside no sexto andar e Afonso no décimo andar. Todos vocês gostam de assistir a mesma série – vamos supor que é Game of Thrones, ok? – e todo domingo à noite, todos colocam a televisão no mesmo canal para assistir a um novo episódio. Lembrando: nesse caso serão 4 TVs ligadas no mesmo canal!

Comparando essas duas situações, qual delas ajuda na diminuição de desperdícios e promove a comunidade colaborativa? A primeira, não é mesmo?

Pois é, meu amigo!

A locação de apartamento através do coliving é muito mais proveitoso e eficiente em termos de preservação do planeta e diminuição de desperdícios!

Bem, e as pessoas estão “migrando” para as moradias compartilhadas não só por isso, afinal essa transição está ocorrendo também por diversos outros motivos.

Com a ideia de socialização e de viver de forma colaborativa cada vez mais introduzida na sociedade moderna, as pessoas decidiram se arriscar e viver em comunidade a fim de promover um bem maior: o bem estar social.  Genial, não é mesmo?

Isso é sinal que os indivíduos estão cada vez mais preocupados uns com os outros, e também estão demonstrando mais empatia – o que nos mostra que viver em conjunto faz parte da natureza humana, ou melhor, está intrínseco no ser humano. Já dizia a música brasileira “é impossível ser feliz sozinho…” (risos).

Mas, voltando ao assunto, a ideia de individualismo já cansou muita gente! Afinal, juntas as pessoas podem muito mais! Certo?

E digo mais: além da ideia de preservação do planeta e de socialização, as pessoas têm investido no coliving por conta de mais outros motivos também!

Quer saber que motivos são esses?

Pois aqui estão:

O “boom” do mercado imobiliário e a superlotação dos espaços urbanos!

Esses fatores têm levado muita gente a escolher esse tipo de locação de apartamento compartilhado, afinal em algum momento não terá mais lugar para todo mundo, e os países ficarão sem moradias para vender e alugar devido à falta delas – claro que isso não vai acontecer amanhã, por exemplo, mas essa é a tendência!

Visto essa problemática, as pessoas já estão procurando compartilhar a locação de apartamentos e viver em comunidade.

Por isso, muitas pessoas comparam o coliving com a ideia de economia colaborativa. Vamos entender o porquê?

Locação-apartamento-tendência-coliving-4

Coliving e economia colaborativa

É, meu amigos, a locação de apartamento compartilhado também faz parte da economia colaborativa.

Agora, é o momento de você vislumbrar o valor que é o coliving no mundo!

Está preparando para encher os olhos de lágrimas? (risos)

Então, vamos lá!

O coliving é um tipo de locação de apartamento que estimula a economia colaborativa.

Bem, é fácil afirmar isso, afinal muita coisa consegue facilmente desenvolver a colaboração da economia.

Mas eu desejo que você entenda isso de forma aprofundada, e por isso vou mostrar um exemplo bem parecido com a questão da TV que falamos anteriormente, ok?

Imagine que você mora sozinho e vai fazer uma torta de maçã, ok? Bem, você compra todos os ingredientes, prepara a torta e a coloca no forno. No final do dia, você prepara os talheres, coloca o seu pedaço de torta em cima da mesa, come, lava os pratos e talheres e vai assistir TV. Nesse caso, o valor do gás, da eletricidade, e dos ingredientes da torta sairá de um único bolso: o seu. Além disso, a única pessoa que teve trabalho para limpar as louças sujas foi você também.

Agora, vamos para a segunda situação?

Suponha que você divide a locação de apartamento – ou melhor, mora em um coliving – com mais 4 pessoas, e que vocês decidiram preparar uma torta de maçã. Todos dividiram os custos dos ingredientes, e cada um ficou responsável por determinada tarefa para preparar a torta. Quando o prato ficou pronto, todos se sentaram à mesa e se divertiram enquanto comiam a torta. No final, um pessoa ficou responsável por lavar o prato, outra o talher, outra por enxugar as louças, etc.

Agora vamos para a pergunta: em qual das situações você enxergou uma economia colaborativa e percebeu a eficiência de fazer o consumo consciente de modo a diminuir desperdícios?

A resposta é: na segunda situação.

Ah, meu amigo, na segunda situação, você dividiu o valor dos ingredientes, do gás, da eletricidade e também dividiu as tarefas diárias – como preparar a comida e lavar as louças, por exemplo! E ainda por cima se divertiu com os outros inquilinos do imóvel!

Incrível, não é mesmo?

Ah, mas os exemplos de economia colaborativa não param por aqui!

Quer ver outro?

Bem, quando você vai morar sozinho é necessário fazer uma imensa lista com os aparelhos, móveis e eletrodomésticos que irá comprar, como:

Então, cansou só de ler essa lista e decidiu parar de procurar um apartamento para alugar sozinho?

Pois é, meu amigo. Essa lista é extensa e cara – afinal essa requer muito dinheiro no bolso!

Em uma locação de apartamento compartilhado, você pode dividir a compra de móveis, eletrodomésticos e outros aparelhos com os outros inquilinos.

Ah, e ainda por cima, em alguns colivings não é necessário nem comprar os móveis e eletrodomésticos, pois o local já possui todos os aparelhos necessários para uso diário, e é pronto para morar. Incrível, não é mesmo?

Bem, além desses dois benefícios relacionados à economia colaborativa, eu gostaria de citar mais um, ok?

Muitos colivings são ecológicos, e por isso fazem a captura de energia renovável e o reaproveitamento de água. Essa ideia de promover a sustentabilidade é muito intrínseco ao modo de vida propagado pelas moradias compartilhadas e por isso muitas vezes elas são ecologicamente corretas.

Bem, no que eu tinha para falar sobre economia colaborativa, eu já citei. Mas tenho certeza que, ainda assim, tem uma dúvida que permeia a sua cabeça: se você tem condições de viver em um coliving.

Sei que essa é uma questão a se pensar, afinal a sua vida pode virar de cabeça para baixo ao morar em uma moradia compartilhada – não que ela vá se desorganizar, pelo contrário, em conjunto é possível se ajudar e tornar a vida cada vez mais organizada. Mas é que o seu cotidiano pode mudar completamente ao morar em um coliving.

Para te ajudar a pensar nesse assunto, irei discutir agora para quem é indicado morar em um coliving (por mais que qualquer pessoa possa morar em uma moradia compartilhada). Vamos lá?

Locação-apartamento-tendência-coliving-5

Para quem é indicado morar em colivings?

Esse é o estilo de moradia ideal para aquelas pessoas que viajam a todo momento, que desejam ter maiores relações sociais – muitas vezes porque moram sozinhas em amplos espaços -, têm o sonho de desenvolver novas ideias ou qualquer outro indivíduo que tenha o desejo ter uma vivência em comunidade.

As pessoas indicadas para alugar e viver em colivings são aquelas que no final da noite desejam bater um papo cabeça sobre uma notícia que viu na Carta Capital (ou na Exame, ou qualquer outra revista de renome) e discutir sobre temas interessantes com pessoas diferentes.

Ou aquela que chega sempre procura ajudar o próximo e ser ajudado em diversas tarefas do cotidiano, e possuem o desejo de viver em comunidade a todo instante.

Agora, você deve estar pensando: mas eu vou alugar um espaço e viver em conjunto com outras pessoas a todo momento?

A resposta é: não! Todo coliving possui pelo menos um quarto individualizado, então no momento que você preferir, é possível entrar no quarto e ter aquele momento sozinho, com total privacidade. Portanto, não é preciso se preocupar!

Além disso, há pessoas que optaram por alugar um coliving para morar apenas por fatores econômicos, e ela também é indicada a viver nesse tipo de ambiente.

É válido salientar que, o coliving não é um local de festas ou um lugar apenas para tirar férias o ano todo. Pelo contrário, cada lugarzinho possui as suas especificidades, regras e normas a fim de promover o bem comum e também tornar o ambiente mais harmônico. Por isso, muitas pessoas consideram que o coliving não vale para qualquer pessoa!  Afinal, ela deve ser bastante regrada para entender as normas e segui-las.

Além disso, a pessoa precisa também gostar de viver em comunidade e estar sempre rodeada de pessoas. Mas não esqueça: no coliving também é possível ter privacidade. Afinal, há um quarto individual para você!

Então, se apaixonou pelo coliving por conta de todos os benefícios proporcionados por esse tipo de imóvel compartilhado?

Não se preocupe, meu amigo, não foi só você!

O mundo inteiro também já está apaixonado por esse tipo de locação de apartamento e modo de viver! Quer ver?

A locação de apartamento coliving no mundo

Principalmente nos países afora, o coliving tem feito muito sucesso, afinal esse estilo de moradia combina sustentabilidade, colaboração e integração, que são as três principais vertentes da moradia compartilhada.

Nos EUA há a possibilidade de você fazer a locação de um apartamento em grandes colivings que fazem muito sucesso. Dá para acreditar que até CEOs de grandes empresas já decidiram por viver em moradias compartilhadas?

Pois é, meu amigo!

Além dos Estados Unidos, há países na Europa – principalmente na Dinamarca e na Holanda – que estão recheados de apartamentos compartilhados para alugar. Portanto, se você der uma passadinha nas suas férias europeias de final de ano em algum desses países, não deixe de se hospedar em um coliving, pois também há essa possibilidade.

Assim é possível vivenciar a ideia de viver de modo colaborativo, e analisar se isso é realmente algo que você queira.

No Brasil essa ideia também já se desenvolveu bastante, e muitas cidades já oferecem os apartamentos para alugar de forma compartilhada.

Cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza já possuem uma grande quantidade de colivings! – vale lembrar que, se você for viajar para algum outro local do Brasil nas férias, também vale a pena visitar os apartamentos compartilhados de outras cidades.

Com tantos colivings em diferentes partes do Brasil, agora você deve estar curioso para saber como encontrar o melhor apartamento para alugar e analisar os imóveis.

Calma, não é preciso se preocupar com isso, ok?

Afinal, estamos aqui para te ajudar!

A fim de te auxiliar neste momento, separamos algumas dicas básicas que vão ser as suas companheiras no momento de escolher o imóvel para alugar ideal.

Então, continue lendo, e veja o que é necessário para encontrar aquele imóvel que se adequa às suas necessidades. Vamos lá?

Como encontrar o melhor coliving para locação de apartamento?

Bem, existem diversos colivings no Brasil em modalidade de apartamento para alugar através de instituições e imobiliárias. Mas cabe a você encontrar o melhor local para morar, não é mesmo?

A maioria dos colivings prezam por ficarem localizados perto de grandes centros urbanos, onde o morador possa ir para onde quiser andando ou até mesmo pegando um pequeno trecho de metrô.

Portanto, não se preocupe: em qualquer coliving que você for – ou pelo menos quase todos – será possível perceber que eles prezam muito pela qualidade da localização. Show, não é mesmo? Mas vale ressaltar: opte por aquele que fica pertinho da sua universidade ou do seu trabalho, e também a algumas quadras daquele pub ou restaurante que você ama.

Além dessa dica, temos outras para dar.

Uma segunda coisa a ser observada é: veja se o imóvel oferece tudo o que você precisa para manter o seu bem estar, ok? Muitos apartamentos para alugar possuem lavanderia, academia e espaço de coworking.

Se o imóvel tiver tudo o que você precisa e oferece um excelente custo-benefício, não tenha dúvidas que esse é o ideal para morar. Mas se não tiver, vá em busca de outros. Afinal há vários imóveis para alugar e colivings em SP.

Além disso, veja se a mensalidade do aluguel do imóvel cabe no seu bolso. Se for em torno de 25% do valor da sua remuneração ou um pouquinho mais, super vale a pena investir no coliving. Concorda? Então, faça as suas continhas mensais, pegue uma calculadora e some cada boleto para ver se é possível fazer um esforço para alugar um bom local.

Bem, falamos de valores, estrutura, localização… O resto é com você! Se você tem alguma necessidade básica em relação à moradia, não deixe de levá-la em consideração no momento de escolher o coliving.

E, se você está à procura de um coliving SP, nos visite (Kasa), afinal nós somos um coliving completo 🙂 – com lavanderia, Wi-Fi, academia, espaço individualizado e local para coworking -, ficamos próximo a locais importantes de São Paulo, e ainda por cima oferecemos um ótimo atendimento para os nossos colivers.

Maravilhoso, não é mesmo? Pois é, guarde direitinho as nossas dicas preciosas e siga todas ao procurar um coliving para morar. Assim é possível ser muito mais feliz vivendo de forma colaborativa na moradia compartilhada!

Você vai gostar

6 dicas de decoração para apartamento pequeno

6 dicas de decoração para apartamento pequeno

A busca por praticidade e segurança na forma de morar é uma tendência que está tomando conta das grandes cidades pelo mundo....

Veja mais
Dicas na hora de alugar o seu apê

Dicas na hora de alugar o seu apê

Está pensando em alugar o seu primeiro apê mais ainda está com algumas dúvidas e receios? Não se preocupe, estamos aqui para...

Veja mais
Destaques da gastronomia na Vila Olímpia

Destaques da gastronomia na Vila Olímpia

Semana passada nós preparamos um post  sobre vários lugares na Vila Olímpia que valem um passeio, você pode conferir clicando aqui. O...

Veja mais

Com o objetivo de aprimorar sua experiência em nosso site, utilizamos cookies e tecnologias semelhantes. Para mais informações acesse nossa Política de Cookies. Para prosseguir e concordar com nossos termos clique em “Aceito a Política de Cookies”. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais dos usuários, leia nossa Política de Privacidade.